O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – tem sido um espaço privilegiado para sistematizar e aprofundar a produção de conhecimentos e saberes da/na escola e da/na universidade, fomentando estudos e pesquisas de e com profissionais da educação.

Desde 1996, o GEPEC vem buscando mostrar que as mazelas educacionais não são de responsabilidade dos professores, realizando estudos que procuram mapear a compreensão do trabalho docente através de novos olhares, novas alternativas, capazes de ir além de uma representação homogeneizadora do trabalho docente.

A partir de 1999, o Grupo tem organizado Encontros com objetivo de criar espaços para as diversas vozes da escola veicularem suas produções. Inicialmente, em um Encontro denominado “Fala Professora!”, os docentes tiveram oportunidade de dizer de seu trabalho. Com a intenção de tomar a escola como espaço que transcende a ação docente, em 2002 o nome foi alterado para Seminário “Fala Outra Escola”. Buscava-se, com isso, explicitar as produções elaboradas nas escolas, na procura dos indícios para sua legitimação na sociedade, engendrando assim, um campo no qual são manifestas as possibilidades de a escola intervir na construção social de uma educação outra, mais humana, não-mercadológica, pautada na formação do educando como sujeito social e produtor de sua história.

A primeira edição do “Fala Outra Escola” foi realizada de 21 a 23 de novembro de 2002, com o objetivo de criar um espaço para as diversas vozes veicularem suas produções, seja na forma de mesas-redondas, palestras, diálogos ou pôsteres. Naquele evento, foram enfatizadas as tensões vividas pelos sujeitos no cotidiano da escola, tensões que perpassam as políticas impostas aos educadores, construindo a imagem da culpabilização do trabalho docente como propulsor do fracasso escolar.

Em 2017, último ano do evento que é bienal, o tema foi “Re-existir nas Pluralidades do Cotidiano”. Estiveram reunidos cerca de 500 participantes, sendo o público constituído por profissionais de educação da escola básica, desde a Educação Infantil, passando pelo nível Fundamental Médio e Superior, com acesso a palestras, mesas redondas e podendo, também, publicar trabalhos apresentados nas sessões de comunicação.

As edições do Seminário Fala Outra Escola têm se implicado em proporcionar espaços de divulgação e socialização de experiências e/ou pesquisas que apresentam uma Outra Escola possível, sempre a partir do ponto de vista de seus interlocutores privilegiados: pesquisadores, professores e outros profissionais da educação que consideram a escola como lugar de produção de conhecimento não só para os estudantes, mas também para si mesmos.