Crédito da Imagem/Logo do IX FALA: Sofia Yumi Carvalho Koyama

IX Fala Outra Escola – “Co-lecionar: práticas de humanização com e para a liberdade”, traz como tema lições da experiência que professores e profissionais da escola e dos sistemas educacionais insistem em colecionar, para evidenciar prática pedagógicas e educativas, mesmo que em contextos adversos e insólitas, de humanização das pessoas no mundo escolar e na sociedade.

O GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp lança o IX FALA Outra ESCOLA, evento que irá realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2019, de quarta a sexta-feira. O tema desta edição foi construído em uma tempestade de ideias entre seus participantes, a partir dos recentes acontecimentos eleitorais e trágicos vividos nos últimos dois anos no Brasil: como mostrar práticas humanas e humanizadoras em contextos tão adversos e xenofóbicos? A resposta à essa questão tem se realizado em diversos e diferentes momentos e espaços, a partir das inúmeras coleções que esses profissionais vao constituindo no míudo do cotidiano escolar e educativo, construindo outras racionalidades, outras sensibilidades e produzindo um conhecimento com a participação de todos os envolvidos nas práticas pedagógicas e educativas em que a palavra liberdade é o moto-contínuo a orientar a vida cotidiana nas instituições educativas.

Na programação do evento estão previstas Rodas de Conversas, Sessões de Diálogos e Mostra de Trabalhos Pedagógicos além de Eventos Culturais.

As Rodas de Conversas e Sessões de Diálogos serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores/participantes inscritos num dos quatro eixos temáticos: Formação Docente e Saberes Profissionais; Cotidiano e Práticas Educativas; Subjetividades, Memória e Educação das Sensibilidades; Escola como Experiência Política, e submetidos à avaliação da Comissão Científica do Seminário.

Esperamos fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e relatos de experiências educacionais, reservando espaço especial também para os estudantes.

As Rodas de Conversas são constituídas por professores da escola e da universidade, diferentes profissionais da escola e/ou estudantes que optam por esta modalidade para apresentar seus trabalhos constituídos no diálogo com a escola. Para participar desta modalidade são necessárias a inscrição de representantes da escola e da universidade, até três participantes das Rodas (um da escola, um da universidade, outra da escola e/ou universidade (professores ou profissionais da escola) ou estudantes (em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes). A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para uma das Sessões de Diálogos.

As Sessões de Diálogos são organizadas para professores e profissionais da escola e da universidade manifestaram suas experiências e reflexões que indicam a pluralidades de seus saberes e conhecimentos e seus diversos modos de co-lecionarem práticas pedagógicas e educativas que humanizam e constituem-se em espaços de liberdade, mesmo em contextos inóspitos, na busca de produzir uma “outra escola”.

As inscrições para apresentação de trabalhos no VIII Fala Outra Escola terão início no dia 15 de março.

Prazo Inscrições/Modalidades Início Fim Aceite
Rodas de Conversas 15/03 22/05 30/05
Sessões de Diálogos 15/03 15/06 30/06
Mostra de Trabalhos Pedagógicos 15/04 15/06 30/06
Participante sem trabalhos 15/03 01/07 ou até preenchimento das vagas.

Os interessados podem participar das seguintes formas:

Participantes sem submissão de trabalhos,

Participantes com submissão de trabalhos nas seguintes modalidades: Rodas de Conversas, Sessões de Diálogo, Mostra de Trabalhos Pedagógicos.

Os participantes que desejam acompanhar as conferências, rodas de conversa, lançamentos, eventos culturais e sessões de diálogo, sem apresentação de trabalhos, serão considerados como Participantes sem submissão de trabalhos do Seminário e terão livre acesso a toda a programação.

A Mostra de Trabalhos Pedagógicos “Co-Lecionando” abre o Seminário com a exposição de produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos do Ensino Básico – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nas mais variadas academias, nos museus, etc. A iniciativa visa apresentar os trabalhos pedagógicos feitos por estudantes e professores/professoras e exibi-los a um público maior, valorizando essas experiências ético-estéticas para além da escola.

Os inscritos para participar da Mostra vão poder escolher entre as seguintes modalidades:

Fotografias feitas pelos/as docentes e/ou estudantes;

Composições fotográficas dos processos de criação das obras;

Vídeo-clipes dos processos de produção dos estudantes (máximo de 5 minutos);

Curta-metragens produzidos por estudantes e profissionais da educação;

Obras tridimensionais dos estudantes como: assemblages, modelagem, esculturas com massa de modelar, argila, papiermachê, maquetes, etc. que possam ser transportadas para a Unicamp;

Painéis, pôsteres, mobiles;

Livros, álbuns, Sites, Blogs, portfólios de estudantes e/ou de profissionais da educação;

Outros.