Eixos temáticos
- Formação docente e saberes profissionais
Discutir a importância do olhar do outro sobre a formação docente e os saberes profissionais, na formação inicial ou continuada, tanto na escola básica quanto nas instituições e nas universidades, com intervenções dos sujeitos que participam dos processos educativos.
2. Cotidiano e práticas educativas
Compartilhar vivências e experiências que acontecem no cotidiano escolar, as práticas educativas ali desenvolvidas e registradas de múltiplas formas e que vão constituindo o acontecimento dos sujeitos da escola.
3. Subjetividades, memória e de educação das sensibilidades
Ampliar os diálogos em torno das práticas das memórias e das sensibilidades na educação e das suas relações com a formação reflexiva dos sujeitos, desvelando a experiência como parte fundamental na constituição das subjetividades.
4. Escola como experiência política
Abordar experiências políticas realizadas frente aos desafios do cotidiano escolar e às relações de poder, na busca da qualidade social da educação, do empoderamento dos sujeitos e grupos/organizações/movimentos/e na trans-formação da escola e de suas utopias.
Orientações para participação de estudantes menores de idade:
Para a participação de menores de 18 anos no evento é necessário preencher o formulário em anexo atendendo todos os requisitos legais. Os formulários deverão ser entregues no momento do credenciamento.
1. Autorização de Viagem Nacional para menores de 12 anos
2. Autorização de Uso de Imagem
Clique aqui para baixar o formulário para menores.
Procedimentos para inscrição com submissão de trabalho:
- Entre no link “Faça sua inscrição”. Preencha o formulário de inscrição e gere o boleto.
- Efetue o pagamento do boleto. (Condição para submissão de trabalho).
- Após a confirmação do pagamento, entre no link “Envie seu trabalho” para efetuar a submissão, conforme as orientações a seguir, lembrando que cada participante pode enviar até 2 trabalhos como autor e/ou coautor.
Importante:
O tema do IX Seminário Outra Escola provoca-nos a trazer para o espaço da Universidade, os professores de Educação Básica e também seus alunos. Nas rodas de conversa e nas sessões de diálogo reservaremos espaço especial para relatos que contemplem a presença e participação dos estudantes, juntamente com seus professores.
Modalidades de Submissão – orientações gerais
Mostra “Co-Lecionando”:
Consiste na Mostra de Trabalhos Pedagógicos que apresentem produções desenvolvidas com crianças, jovens e adultos de qualquer etapa de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA – e em qualquer tipo de ensino, seja ele em instituições, nas ruas, nos museus, etc.
Os trabalhos enviados comporão a Mostra de Trabalhos Pedagógicos que tem o intuito de socializar e tornar pública a produção dos estudantes no primeiro dia do IX FALA Outra ESCOLA que será montada no Anexo I, da Faculdade de Educação, da UNICAMP.
A proposta da Mostra é de apresentar os trabalhos desenvolvidos por estudantes no contexto do trabalho pedagógico de professores/professoras e profissionais da educação, de qualquer área disciplinar ou inter-multi-pluri-disciplinar, que valorizem os momentos de experiências ético-estéticas dos sujeitos e seus saberes e conhecimentos.
Número máximo de participantes: 1 autor e 4 co-autores, devido à limitações do sistema (sendo que necessariamente o autor precisará fazer a inscrição e pagar o boleto para efetivar o envio de trabalho)
Orientações para submissão:
- Após fazer sua inscrição e efetuar o pagamento do boleto, entre no link “Envie seu trabalho”, escolha a modalidade “Mostra de Trabalhos Pedagógicos”;
- Escolha o Eixo Temático;
- Insira o título, três palavras-chave e o resumo;
- Produza um Memorial Descritivo, com Título, Contexto da Proposta Pedagógica, Desenvolvimento, Lições da Experiência e imagens do material a ser apresentado, com o Nome dos participantes e faça upload do arquivo em pdf;
- Finalize com o envio.
Rodas de Conversas:
Para participar desta modalidade, que tem como o olhar para os trabalhos constituídos na escola em diálogo, são necessárias a inscrição de representantes da escola e da universidade, até três participantes, a saber: um da escola, um da universidade, outro da escola e/ou universidade (professores ou profissionais da escola) ou estudantes (em número e proposta que seja condizente com uma escuta sensível e responsiva destes participantes).
Desse modo, as Rodas serão compostas por três apresentações, cada uma delas pode contar com um autor e, no máximo, quatro coautores. A submissão do trabalho será efetuada pelo coordenador da Roda que deverá inserir no sistema o título da Roda e o resumo dos três trabalhos que serão apresentados. A não aceitação do trabalho para esta modalidade implica na indicação automática para a modalidade de Sessão de Diálogos.
Número máximo de participantes: Cada Roda é composta por três apresentações, (cada uma delas pode contar com 1 autor e 4 co-autores, devido à limitações do sistema, sendo que necessariamente o autor precisará fazer a inscrição e pagar o boleto para efetivar o envio de trabalho).
Orientações para submissão:
- Os três apresentadores devem fazer sua inscrição e efetuar o pagamento do boleto;
- Um dos três apresentadores, deverá assumir a coordenação da Roda, entrar no link “Envie seu trabalho” e escolher a modalidade “Rodas”;
- Escolha o Eixo Temático;
-
O coordenador da Roda deverá inserir:
- Título da Roda
- Resumo geral da roda
- Dados relativos a cada apresentação durante a roda: título, resumo e apresentador individual.
- Finalizar com o envio.
- IMPORTANTE: após aprovação da roda submetida, cada autor principal dos 3 resumos (apresentadores) deverá acessar sua área restrita e editar o resumo aprovado, inserindo as palavras-chave, bem como os co-autores desse resumo (se houver), será uma etapa posterior de envio do trabalho completo.
Sessões de Diálogos:
Serão compostas de trabalhos submetidos pelos autores / participantes e aceitas pela Comissão Científica do Seminário. Cada comunicação será alocada em uma das múltiplas sessões de diálogo, respeitando o tema e Eixo inscrito, para a apresentação oral e discussão. Espera-se fomentar o diálogo entre trabalhos acadêmicos e relatos de experiências educacionais, feitos por professores e também por seus alunos.
As Sessões de Diálogos apresentam narrativas de acontecimentos, pesquisas, experiências, estudos, dilemas, reflexões da / na escola, na relação dos/as professores/as e/ou outros/as profissionais da educação entre pares, com os estudantes, assim como outros/as pesquisadores/as, organizados segundo os eixos temáticos.
As Sessões de Diálogos têm sido consideradas espaços-tempos relevantes para a socialização dos trabalhos da/na escola. Dessa forma procuramos garantir em nossa organização o máximo de cinco trabalhos em cada Sessão de Diálogos com duração que possibilite ao participante inscrito e ao ouvinte, diálogos trazidos pelas narrativas: experiências, reflexões, estudos, e acontecimentos vividos.
Número máximo de participantes: 1 autor e 4 co-autores, devido à limitações do sistema (sendo que necessariamente o autor precisará fazer a inscrição e pagar o boleto para efetivar o envio de trabalho).
Orientações para submissão:
- Após fazer sua inscrição e efetuar o pagamento do boleto, entre no link “Envie seu trabalho”, escolha a modalidade “Sessões de Diálogos”.
- Escolha o Eixo Temático
- Insira o título, três palavras-chave e o resumo.
- Finalize com o envio.
Envio do trabalho completo:
Conforme o cronograma, após o resultado da avaliação do trabalho pela comissão científica, os autores das Rodas de Conversa e Sessões De Diálogos deverão enviar o trabalho completo para publicação nos Anais do evento.
Para acessar o template para formatação do texto completo, clique aqui.